sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Quando se precisa de carinho?


"Eu digo que sempre estamos precisando de carinho, e nunca é demais, até por que carinho é um remédio que cura doenças e tranquiliza o espírito. O mais incrível é que as pessoas confundem com outros interesses.

A carência de carinho é enorme, e não escolhe pessoas nem idades. Estamos cada vez mais precisando de um afago. Às vezes recusamos o carinho por que confundimos o verdadeiro amor altruísta com o amor-desejo, o amor-paixão, que não tem nada a ver com o amor-carinho.

Estamos vivendo num momento em que o carinho é a vacina necessária para eliminar terríveis doenças como a solidão, a falta de atenção e a depressão. Porém, as pessoas esquecem que esse tipo de carência não está relacionada apenas em receber, mas em dar carinho também. Quem tem a prática de dar não reclama a sua falta.

Neste mundo carente, fica em nosso íntimo um grande espaço vazio. Uma voz interna grita em nossos corações e vem ecoando, fazendo doer na alma. E tudo o que realmente nos faria sentir melhor seria “apenas” um pouco de carinho. A carência é tão grande, a sensação de solidão é tão forte, que mesmo rodeado de pessoas estamos sós, sempre a procura de uma remota possibilidade de conseguir um pouco de aconchego.

Na verdade, a humanidade, como um todo, está desesperadamente em busca de afeto, de atenção, de carinho. A juventude de hoje, que vive numa agitação desenfreada, esquece da importância que tem um momento de carinho na vida de uma pessoa. Ela não sabe o significado do amor altruísta.

Ainda me lembro do colo das minhas falecidas avós, onde eu deitava para receber um simples cafuné. Que tal um abraço que encosta os dois corações, de uma simples e suave passagem de mãos no rosto, do desejo de ver o próximo feliz. Quando tocamos alguém, carinhosamente, estamos despertando suas células para combater qualquer doença. Um gesto de carinho é simplesmente uma doação. Doamos alento, esperança, humildade, compaixão e amor altruísta.

Quem sabe você não seja a solução. Portanto, se quer transformar a sua vida e ter uma aura admirada e cheia de luz, torne-se o próprio amor, o próprio carinho, a própria carícia. Viva em função da capacidade de dar carinho e surpreenda-se com o resultado. Se o seu gesto for sincero, nunca será rejeitado.

Sugiro que, a partir de hoje, você comece a se tornar uma pessoa carinhosa no jeito de falar, no jeito de ouvir, no jeito de chegar e de sair. Procure falar somente coisas que gostaria de ouvir, ou falar da maneira que gostaria que falassem com você. É certo que muitos vão achar estranho, pois podem não estar acostumados a serem tratados com atenção e respeito, mas logo se renderão, também carinhosamente, ao seu ato de bondade.

Já pensou ser o próprio carinho? De repente uma saudade de si mesmo bate em seu coração, o vazio se faz presente, vêm as lembranças e a vontade de receber um pouco de carinho, sentir uma mão carinhosamente acariciando seu corpo, passando suavemente em sua cabeça, bem devagar, envolvente. Um carinho que se transforma na magia de fazer o sono aparecer, a batida do coração pausar. A presença da segurança nos faz criança e nos leva para o infinito, que nos traz de volta ao real amor altruísta.

A energia do carinho que você dá é a mesma que recebe. Devemos colocá-la no falar, no olhar, no prazer do que estamos fazendo no momento presente. Carinho é paz, alegria, amor para toda a vida.

Não ofereça carinho, dê carinho. Cada um recebe de acordo com o que dá. Se você der ódio e indiferença, há de recebê-los de volta. Mas se der atenção e carinho, receberá afeto e amor. Segundo Machado de Assis:"As feridas da alma são curadas com carinho, atenção e paz."

Um comentário:

  1. Passei pelo seu blog e dei uma olhadinha... Amei!
    Espreite também o meu: osconselhosdeumaadolescente.blogspot.com

    BJS fofos

    ResponderExcluir